domingo, 18 de dezembro de 2011

8º ENCONTRO – ANA CRISTINA FERNANDES

"ALFABETIZAR NÃO TEM RECEITAS, MAS TEM PRINCÍPIOS"
A Profa. Ana Cristina  Fernandes aceitou, gentilmente, o convite da Coordenação  e chegou cheia de energia e ideias para colaborar conosco. Os encontros, que  a princípio seriam dois, se estendenderam para três, devido a necessidade de se  concluir certas atividades e também para atender a pedidos acalorados das cursistas. Vale ressatar a sua longa experiência como professora alfabetizadora da Rede Municipal do Rio de Janeiro e também como Formadora de Professores, além da sua grande paixão pela educação. A contribuição que ela nos trouxe foi, sem dúvidas, extremamente relevante.
A professora iniciou o curso se apresentando e dando boas-vindas ao grupo. A seguir, colocou uma música e pediu que as cursistas andassem pela sala ao som da música, parassem diante de uma colega e convesassem a repeito de sua fonte inspiradora para trabalhar na educação

"O que te motivou? Quem te motivou? Por quê?"

Depois de alguns minutos de conversa ao som da música, todas retornaram aos seus lugares. Algumas cursistas compartilharam suas experiências com o grupo. Do depoimento de  cada uma das orientadoras, foi destacada uma palavra-chave. A Profa. Ana Cristina registrou essas palavras em um cartaz. A seguir, perguntou:

"Que marcas estamos deixando em nossas crianças?"

Este questionamento gerou intenso debate e fez com que refletíssemos a respeito de nossas atitudes em sala de aula com as crianças, com os colegas professores e com toda a comunidade escolar. E, seguiu indagando:

"O que nos motivou a entrar para educação?"

 "O que nos faz continuar?"

"O que estamos fazendo para transformar a realidade das crianças que frequentam nossa escola?"

O que poderíamos ter feito que não fizemos?

A seguir, foi realizada uma atividade com o objetivo de despertar a atenção das crianças para as histórias. Neste caso, para a história que seria contada. Ana Cristina sugeriu como uma forma diferente de iniciar a história,  explorando o título.
1a. Atividade: BRINCANDO DE FORCA – As duplas iam falando as letra até formar o título do livro : “O velho, o menino e o burro”. A Profa. Ana Cristina contou a história  e logo depois levantou alguns questionamentos: 


* Os professores andam contando histórias para as crianças? 
* Qual o lugar da literatura no cotidiano dos professores? 
* Qual a relação entre aprendizagem e leitura? 
* Como os livros têm chegado até às crianças e aos professores?
Todas essas questões são muito importantes  para que sejam desenvolvidas práticas de leituras na escola. Como pode um professor que não é  leitor formar alunos leitores? Se os professores não contam histórias para seus alunos, como esses vão desenvolver gosto pela literatura?

Saímos deste encontro com essas perguntas "martelando em nossas cabeças".

2ª Atividade : DECIFRANDO CÓDIGOS
Foram distribuídos alguns cartazes com   rótulos de marcas famosas com o nome trocado por letras aleatórias. As cursistas foram questionadas:

O que é preciso saber para ler e escrever?

Com esta atividade, alguns questionamentos se colocaram para percebermos como é que a criança, no início de sua alfabetização, apresenta dificuldades pois ainda não domina os códigos. Por meio dos rótulos, é posível alfabetizar, mesmo que a criança ainda não decodificar as palavras e seus elementos constituintes. Mas, como já consegue reconhecer o nome dos produtos, há um processo de facilitação para estabelecer relações entre sons e letras.


Conclui : 
É papel da escola produzir experiências diferenciadas e experiências de leitura...

ATIVIDADE DE PESQUISA: Coletar produções de duas crianças da escola onde atua. Estas produções serão analisadas pelo grupo no próximo encontro, à luz das discussões realizadas e de aspectos teóricos sobre a aquisição da língua escrita.

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