domingo, 18 de dezembro de 2011

3º ENCONTRO 12/09/2011

Esse foi o nosso terceiro encontro,  ainda encontrávamos meio que perdidos pela falta de  um lugar que abrigasse o nosso curso. As nossas cursistas chegaram atrasadas, devido a um desencontro de informações e também pela mudança de lugar, por enquanto estávamos temporariamente neste CIEP 022 Getúlio Vargas que abriga  também a Escola municipal Marinete C. de Oliveira.
Começamos pela retomada dos trabalhos do encontro anterior. Na aula anterior foi pedido que às cursistas trouxessem alguns dados de alunos com dificuldades de aprendizagens de suas escolas. Também ficaram de trazer relatos escritos de suas experiências iniciais de alfabetização.

Foi solicitado às cursistas que fizessem  uma pesquisa a respeito dos professores alfabetizadores de suas escolas a fim de traçar um perfil desses profissionais e conhecê-los melhor. Algumas perguntas sugeridas: 
O tempo de formação; de atuação naquela escola; de atuação nas classes de alfabetização; quais os problemas mais relevantes; que problemas de aprendizagem enfrentam.

A pesquisa também queria saber a respeito da realidade da escola:As turmas de trabalho pedagógico; relação escola-comunidade; condições de trabalho  e desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Técnicas de pesquisa apontadas: entrevistas, observações e análise de material.
2º momento: As cursistas começam a relatar as suas experiências de como foram alfabetizadas.
O professor reforça o pedido de quem não fez, que faça o registro de sua alfabetização, pois ao fazer esse resgate poderemos nos colocar no lugar do outro.
Dentre os relatos realizados destacamos alguns fatos comuns, entre eles,a alfabetização em casa, tendo as mães como iniciadoras das primeiras letras apesar de não terem nenhuma formação.
O Professor Ivan alerta que devemos levar em consideração que existe todo um processo histórico, a escola é o espaço onde todas as aprendizagens se ampliam, a maioria das mães não trabalhavam fora e a escola seguia o mesmo padrão de alfabetização das mães.
Uma  cursista  ainda lembrava textos completos da época da alfabetização.

  • Alguns aspectos destacados nos relatos:
  • Uso de textos mais longos;
  • Cuidado com a caligrafia exigida pelos pais e pela escola;
  • Caráter emocional – relação de poder e autoritarismo dos pais  transferido para o ambiente da escola.
Fazer o resgate dessas histórias faz com que nos reconheçamos como pessoas e profissionais, se traduzidas para outras  práticas nos faz repensar nossas ações.
Relato de informações da escola, algumas dificuldades apontadas pelas cursistas:
1-      Falta de apoio das famílias;
2-      Excesso de alunos por turma;
3-      Indisciplina;
4-      Distorção série/idade;
5-      Falta de base, chegam ao 3º ano sem estarem alfabetizados
Outras dificuldades ressaltadas pelas cursistas:
1-      Grande rotatividade dos professores
2-      Início do ano letivo sem quadro formado;
3-      Dobra.
4-      Inexperiência dos professores novatos, o que interfere muito na aprendizagem dos alunos.
5-      Falta de recursos e problemas estruturais.
A orientação foi  para que  no próximo ano, a equipe sistematize todas as observações de entrada desses professores que fazem esse quadro de dobra, assim a equipe ficará consciente de seu trabalho. Com a sistematização e registro de todos esses dados a escola passará a se reconhecer e ver quais são seu pontos fracos. Os professores devem ser chamados a contribuir na área da alfabetização, principalmente os de Letras.
 Algumas sugestões:
1-Aproximação com os pais; investigação na vida dessas famílias;
2-Montar uma oficina com os pais;
3-Conhecer de perto o trabalho pedagógico que o professor desenvolve  em sala de aula, começar pelos que dão abertura até os outros irem se engajando;
4-Seguir um caminho metodológico.
3º momento:  Leitura de  um texto de Rubem Alves. 
 O problema é a forma de como se alfabetiza, por que inventar e reinventar a alfabetização? Que tal um passeio ao jardim zoológico, usar objetos que estão á nossa volta?


O professor Ivan aponta alguns caminhos da pesquisa-ação  com o objetivo de guiar as cursistas nas suas pesquisas:                                                            
1-      Identificar a situação;
2-      Problematizá-la;
3-      Refletir sobre os problemas a enfrentar;
4-      Estabelecer estratégias para desenvolver as situações, sem generalizar nem fazer julgamento de valor;
5-      Exercitar o exercício da descrição da realidade, identificando a origem do problema;
6-      Planejamento das ações (ação-reflexão-nova ação);
7-      Realização das ações;
8-      Avaliação;
9-      Replanejamento.
Eixos:
1-      Relação comunidade/escola;
2-      Trabalho pedagógico
3-      Organização da escola e trabalho pedagógico
4-      Desenvolvimento e aprendizagem
Alguns dados a serem observados:
1-      Fazer um levantamento qualitativo do nível de alfabetização dos alunos: aquisição da leitura e da escrita.
                       Essa tarefa foi o dever de casa das cursistas!







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