domingo, 18 de dezembro de 2011

5º ENCONTRO - DIA 26/09/2011

O nosso quinto encontro foi iniciado com uma boa leitura.

 Leitura do livro_ Pneu chorão. Sandra Aymone. Ed.Fundação Educar Dpaschoal.

O Professor Ivan faz a leitura do livro, destacando a importância da leitura de textos pelo professor para os alunos, destaca capa, ilustração, título, autor, tema do livro. Exemplifica como explorar o título e a capa do livro pelo professor.
Atividade com crachá

Trabalhando com crachá – cada OE terá 15min. Para fazer o crachá, destacando a 1ª letra do nome com cor diferente.

Depois de feitos os crachás, cada uma se apresenta falando o seu nome, ao mesmo tempo que o grupo repete e aplaude. Segue a dinâmica com outras formas de apresentação do nome.

Trabalhando com salada de frutas – A professora escreve o nome de cada fruta trazida, depois relaciona-se a 1ª letra inicial da fruta com a letra inicial dos nomes das crianças.
Apresentação de slides – Parâmetros de alfabetização

A partir do exposto, cada grupo irá trabalhar com um nível de alfabetização diferente.

Ex: Bingo de sílabas com as sílabas dos nomes dos alunos; jogo da memória; auto-ditado

TAREFA – PESQUISA-AÇÃO: O que as cursistas devem pesquisar em suas escolas:

1-      Nº de alunos freqüentes

2-      Nº de alunos transferidos

3-      Nº de alunos fora da faixa etária

4-      Nº de alunos em cada fase de alfabetização

5-      Exemplos de textos e atividades desenvolvidas.

Apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos:
1º grupo: Jogo da memória e quadro de associações ( Hoje é dia de feirinha – eu vou comprar?) O professor vai escrevendo no quadro as frutas ditadas pelas crianças.

2º grupo- Abecedário para o aluno montar: A professora escreve a letra do alfabeto em folhas e as crianças procuram em encarte e jornais a figura correspondente à letra.

3º grupo: Cartela com o nome das frutas; dominó com letra final e inicial

4º grupo:

Quadro-pergunta – resposta-supresa; dominó inteligente.

FECHAMENTO E COMENTÁRIOS FINAIS:

Fazer com que essa atividade chegue à sala de aula (foco no professor alfabetizador)


Nenhum comentário:

Postar um comentário