Eixos a serem pensados a partir das leituras dos texto:
- Trabalho pedagógico- o que está acontecendo em minha escola?
- Relação escola-comunidade;
- Desenvolvimento e aprendizagem;
- Condições de trabalho;
- Origem e estrutura da escola.
Sugestçoes de como realizar o diagnóstico de aprendizagem:
- individual, através de leitura com as criança
- Registro no caderno (alguns)
Algumas cursistas relataram que fazem trabalho diversificado, dividem a turma em grupos de acordo com a dificuldade. Também aplicam atividades diversificadas a partir de diversidade textual.
O Professor Ivan comenta que os professores acham que o problema de aprendizagem dos alunos se encontra fora da escola e não verificam que materiais e métodos estão utilizando. Ao não oferecer várias possibilidades para as crianças, isso as impedem de avançar na aprendizagem.Pede que as cursistas focalizem o olhar na turma que apresentam maiores dificuldades.
Sugestão de atividades
JOGO DE PALAVRAS, LETRAS E NÚMEROS ALEATÓRIOS
Dispor sobre o chão ou uma mesa as palavras, letras e números, pedir que um aluno retire o que não é palavra. Esse jogo serve para avaliar o conhecimento da criança no que se refere ao reconhecimento das letras do alfabeto e dos números.
O jogo é realizado com as cursistas para que possam vivenciar a experiência do aluno.
Outra sugestões de atividades:
GINCANA DE ALFABETIZAÇÃO:
Trabalhar com listas de frutas, enlatados, etc...
COMENTÁRIOS SOBRE AVALIAÇÃO E CICLO:
- Os professores generalizam muito ao avaliar os alunos, não fazem apontamentos específicos.
- Acompanhamento realizado através da Provinha Brasil, que é usada como parâmetro, seus dados são utilizados como definidor da política pedagógica.
- Entendimento errado do ciclo, achar que a criança tem 3 anos para se alfabetizar.
Algumas sugestões:
- União da comunidade; mudança da organização das cadeiras.
Leitura do texto:Instrumentos de avaliação, diagnóstico e planejamento.
Alguns pontos destacados:
1- A criança já trazem conhecimento de casa
2- As professoras devem destacar para a criança a importância desse fato.
3- Definir as metas a serem alcançadas em cada ano do ciclo
4- Dificuldade de compreender como o aluno aprende.
5- Falta de uma matriz de referênc
Uma professora relata sua experiência: Ao se ver diante de uma turma que escrevia as palavras todas juntas fez a seguinte dinâmica: Mandou que os alunos ficassem todos juntos, amontoados, para que percebessem que assim não conseguiam ter mobilidade, ao se organizarem dando as mãos, perceberam que podiam se movimentar muito bem. ela usou esse exemplo para mostrar aos alunos como as palavras são escritas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário