domingo, 18 de dezembro de 2011

7º ENCONTRO - DIA 10/10/2011

RECEBEMOS A VISITA DA PROFª CRISTINA SILVEIRA



A Professora Cristina Silveira  chegou cheia de energia e entusiasmo, própria dos profissionais que são comprometidos e se preocupam  com a educação em nosso país. Prova disso foi à disposição com que se colocou para contribuir com o curso, trazendo o que tinha de melhor para passar para nossas cursistas. Vale destacar a  sua paixão pela literatura, em especial  os livros de Ziraldo voltados para crianças e adolescentes.
A Profª iniciou a aula destacando a importância da literatura para a escola.
Para chamar a atenção das professoras trouxe um vídeo com um documentário do jornal O Globo.
Alguns destaques da matéria foram ressaltados:
  • 2009 - taxa de analfabetismo - 28%;
  • Grande número de analfabetos funcionais;
  • A preocupação com as avaliações externas;
  • Brasil- 7ª economia do planeta;
  • Dentre 65 países, ocupamos a 53ª posição;
  • Uns jogam a culpa nos outros;
  • Em cada 4 pessoas no Brasil, apenas uma é alfabetizada plenamente.
Diante desses números e fatos, alguns questionamentos foram levantados:
  • Se 98% das crianças estão nas escolas?
  • Se passam 9 anos no ensino fundamental?
  • Por que tantos não aprendem?
É para dar uma sacudida mesmo, fazer as pessoas pensarem, sair do seu ligar comum.
A partir  desses questionamentos iniciou-se amplo debate entre  todos os participantes, todos queriam falar e mostrar seu descontentamento com a educação que temos atualmente.
Para exemplificar a forma arcaica e tradicional com que a escola trabalha  leitura e interpretação de textos com  seus alunos a professora trouxe um texto adaptado com algumas palavras inventadas, que não existe no nosso dicionário. Depois a Professora passou um exercício de interpretação, como os que estão na maioria dos livros, que não fazem a criança pensar, mas apenas reproduzir o que está no texto. Sem muitas dificuldade, foi possível responder às questões, mesmo não sabendo o significado de algumas palavras. Com esse exemplo ela conseguiu demonstrar que a forma como os textos são trabalhados na escola não conseguem fazer com que os alunos desenvolvam capacidade de raciocínio e interpretação, basta apenas copiar o que já está posto no texto.
Nome do texto: Os Trafelnos.
Diante desses fatos, a professora questiona:
Como formar um leitor? E reitera: Só um leitor pode formar outro leitor.
 Destaca alguns atividades que podem ajudar a formar o aluno leitor;

  • A importância dos livros imagéticos;
  • Dar voz e vez ao aluno;
  • A importância de trabalho em grupo e do aluno falar em público ( na sala de aula);
  • Rodízio de alunos pelos grupos.
Não poderia faltar o momento "contação de história"  - texto dos Irmãos Grewm
Descobrimos como gente grande adora ouvir uma boa história, ainda mais contada pela Cristina, parecíamos crianças embevecidos pela narrativa, se nós ficamos assim, imagine as crianças com ficam diante de uma história bem contada. Nada como "praticar o que diz". Com isso ela quis nos mostrar a importância de se ler diariamente para  turma, principalmente nos anos inicias onde deve se despertar o desejo da criança pela literatura.
Depois a professora nos deu algumas sugestões de como se trabalhar ditado fugindo daquele modelo de palavras descontextualizadas e sem sentido para a criança.

Como fazer um ditado  ser interessante:
  • Ditado de palavras da história ditadas pelas crianças;
  • Sorteia-se uma letra e pede que a criança nomeie na gravura ( que está exposta no quadro) coisas que comecem com aquela letra. Toda a turma vai escrevendo as palavras
  • Caixa de surpresa: A professora traz para a sala uma caixa contendo vários objetos. Vai  escolhendo crianças e pedindo que tire um objeto da caixa e dê continuidade à história por ela iniciada.

Outras atividades propostas:

Texto caça-palavras: 1 pedaço de papel pardo com um pequeno texto colado de um lado, no outro lado tem algumas palavras destacadas que a criança deve procurar no texto.
Produção de textos: É entregue a cada criança um envelope contendo 4 palavras: 1 verbo, 1 substantivo concreto e 1 substantivo abstrato. Deve-se escrever uma frase com essas quatro palavras, somente o verbo pode ser flexionado.
A professora finalizou a sua aula fazendo a presentação e sinopse de diversos livros do Ziraldo: O menino maluquinho, Menina Nina, a fábula das cores, entre outros.
A Professora destacou o que pode ser trabalhado com cada livro e a faixa etária adequada.
Professora Cristina Silveira agradecemos muito a sua colaboração!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário